Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Transformados pela contemplação



O livro de Números começa com a ordem do Senhor para que se contem os israelitas segundo suas tribos, em preparo para a ocupação de Canaã. Alguns dos pontos altos desse livro incluem a sondagem da terra prometida pelos 12 espias, a rebelião de Corá, Datã e Abirão, a imoralidade sexual de Israel e o episódio das serpentes abrasadoras. Nesta semana, estamos nos concentrando na prostituição de Israel com os moabitas.


Embora a história do pecado dos israelitas em Sitim tenha acontecido muito tempo atrás, podemos aprender com as falhas deles nas fronteiras da terra prometida, porque estamos nas fronteiras da Canaã celestial. Satanás infelizmente foi bem-sucedido em impedir que os israelitas entrassem na terra prometida, levando-os a cometer atos sexuais imorais com os moabitas. Da mesma forma, os cristãos hoje enfrentam o perigo de serem levados a cometer pecados que podem impedi-los de entrar no Céu.


No acampamento de Sitim, somente o rio Jordão estava entre os israelitas e Canaã. A certeza da presença de Deus estava com eles na forma de uma coluna de nuvem de dia e de fogo à noite. Então, por que eles não tiveram fé para atravessar o rio?


1. Estavam vivendo uma vida de “comodidade e segurança exterior” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 459). “Negligenciaram a oração, e acariciaram um espírito de confiança em si próprios”(Ibid.).


2. Entraram em íntima amizade com os povos vizinhos, o que acabou enfraquecendo sua moralidade e fazendo com que caíssem.


O povo de Deus está enfrentando perigos semelhantes hoje. Muitos dos sinais que apontam para o breve retorno do Senhor já foram e estão sendo cumpridos. O que mais precisamos para começar a estudar e orar? 


Nem sempre estamos cientes do perigo que Satanás coloca diante de nós. Portanto, nunca podemos confiar em nós mesmos (1Co 10:12  - Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia). 


Jesus, contudo, prometeu segurança àqueles que vigiarem e orarem (Mt 26:41  - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca). 


Haverá um dia em que Deus destruirá o pecado e os que se apegarem a ele. Seu amor, contudo, circundará aqueles que aceitaram Seu dom de salvação. Oremos, então, sem cessar (1Ts 5:17 - Orai sem cessar).


Mãos à Bíblia
5. Que episódio ilustra o grau de apostasia a que haviam chegado os israelitas? 


Nm 25:6-18. -  Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação. Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel. Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil. Então, disse o SENHOR a Moisés: Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto, dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz. E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel. O nome do israelita que foi morto (morto com a midianita) era Zinri, filho de Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas. O nome da mulher midianita que foi morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas. Disse mais o SENHOR a Moisés: Afligireis os midianitas e os ferireis, porque eles vos afligiram a vós outros quando vos enganaram no caso de Peor e no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no caso de Peor. (


Como podemos entender o que se passou? Que lições podemos tirar dessa história?


Tudo nos leva a crer que o israelita Zinri estava mantendo relação sexual com a mulher quando Fineias entrou na tenda e atravessou a ambos com uma lança. Isso pode parecer severo, mas pense nas circunstâncias. 


O acampamento inteiro estava chorando e implorando ao Senhor pelo que estava acontecendo, e esse homem – audaciosa e atrevidamente em seu pecado – levou a mulher midianita ao acampamento diante de todos eles. E, então, a levou para sua tenda e estava mantendo relações sexuais com ela. 


Enquanto isso, uma praga estava dizimando o acampamento! Ele estava tão enganado, tão consumido pela luxúria, que a visão do acampamento pranteando diante do tabernáculo não o deteve!


Lucile Nonhlanhla Mlalazi Cidade do Cabo, África do Sul






Nenhum comentário:

Postar um comentário