Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tome posição ao lado de Deus







“Foi quando os israelitas se achavam em uma condição de comodidade e segurança exterior que foram levados ao pecado. 


Deixaram de conservar a Deus sempre diante de si, negligenciaram a oração, e acariciaram um espírito de confiança em si próprios. A comodidade e condescendência consigo mesmos, deixaram desguarnecida a cidadela da alma, dando entrada a pensamentos aviltantes. 


Foram os traidores dentro dos muros que subverteram as fortalezas do princípio e traíram Israel ao poder de Satanás. É assim que Satanás ainda procura conseguir a ruína da alma. 


Uma longa operação preparatória desconhecida ao mundo, tem lugar no coração, antes que o cristão cometa francamente o pecado. A alma não desce de pronto da pureza e santidade à depravação, corrupção e crime. Leva tempo para que se degradem aqueles que foram formados à imagem de Deus, ao estado brutal e satânico. 


Pelo contemplar nos transformamos. Alimentando pensamentos impuros, o homem pode de tal maneira conduzir a mente que o pecado que uma vez lhe repugnava passa a ser-lhe agradável” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 459).


“O pecado de Israel em Bete-Peor acarretou os juízos de Deus sobre a nação, e, embora os mesmos pecados hoje não sejam punidos tão prontamente, de um modo tão certo terão eles a sua paga. ‘Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá’ (1Co 3:17). 


A natureza determinou penas terríveis a estes crimes, penas estas que, mais cedo ou mais tarde, serão infligidas a todo o transgressor. São estes pecados mais do que outros quaisquer os que têm causado a terrível degeneração de nossa espécie, e o cortejo de moléstias e miséria que faz a desgraça do mundo”(Ibid., p. 461).


Os cristãos são chamados a viver segundo os estatutos de Deus, especialmente quando esses estatutos são pisados e desprezados como não sendo válidos para esta era moderna. 


“Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e formará o hábito de se ocupar com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus” (Ibid., p. 460). 


A Palavra de Deus e a fervorosa oração são a única salvaguarda para se resistir aos mais vis ataques do diabo.


Mãos à Bíblia
Sem dúvida, os homens de Israel não tinham a intenção de chegar tão longe. Eles só estavam indo a uma festa. Afinal, fora Balaão, um profeta de seu próprio Deus, que os havia convidado. O que podia haver de errado nisso? Mas quão cedo as coisas saíram do controle!


3. Que outros exemplos você conhece na Bíblia de pessoas que abriram a porta para o pecado, e este, mais tarde, os levou a consequências terríveis, que provavelmente eles nunca haviam imaginado?  

Pense em Caim, Davi com Bate-Seba, Judas traindo Jesus etc.


4. Por que a reação de Deus foi tão forte?


Nm 25:4, 58, 9. -  Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR ao ar livre, e a ardente ira do SENHOR se retirará de Israel. Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os homens da sua tribo que se juntaram a Baal-Peor.   -   foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel. Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil. 


Que lição podemos tirar daí?


Pense no quanto deve ter sido doloroso para os israelitas ter que matar outros israelitas. Assim, alguns podem ter tido que executar membros de sua própria família! E fazer isso em pleno dia (literalmente “diante do Sol”). Deve ter sido uma experiência terrível para todo o acampamento!




Teclah P. Khumalo Pretória, África do Sul




Nenhum comentário:

Postar um comentário