Reencontro - saudades de você - oficial

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Passando o bastão para a segunda geração








“Ouve, Israel, o Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, o teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6:4, 5).




Prévia da semana: embora Moisés não fosse guiar o povo até Canaã, ele administrou fielmente os preparativos finais para sua entrada.


Leitura adicional: Hebreus 11:24–29  -  Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.”








Uma palavra para os sábios


Diz-se que estamos condenados a repetir os erros de nossos pais. Às vezes, tentamos colocar em nossos genes a culpa por nossas falhas. Podemos argumentar que os filhos dos israelitas que foram redimidos da escravidão tinham o mesmo caráter faltoso de seus pais. Tudo isso pode ser verdade. Contudo, Deus não deseja que continuemos falhando da mesma forma que nossos pais falharam. Ao contrário, Ele deseja que nos ergamos acima das circunstâncias. “Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós” (1Co 10:11).


Pessoalmente, é difícil para mim aprender com os erros dos outros. Gosto de descobrir as coisas por mim mesmo. Isso já me levou a passar por algumas dores que eu poderia ter evitado se tivesse dado ouvidos às advertências que recebi. Em meu primeiro ano de faculdade na Universidade Andrews, recebi muitos conselhos para ir dormir num horário decente, me alimentar bem e tomar tempo para estudar. Contudo, como muitos calouros o fazem, ignorei completamente a maior parte dos conselhos. Ficava acordado até tarde vendo filmes e jogando videogame. Embora tenha parecido divertido no começo, quando chegaram os exames senti a dor de não ter tomado tempo para estudar.


Eu tinha ignorado as admoestações de meus pais, colegas, preceptores e professores. Os filhos de Israel tiveram o mesmo problema. Deus e Moisés os advertiram verbalmente. Contudo, eles também escolheram aprender da maneira mais difícil. Deus novamente deu advertências verbais para que a segunda geração seguisse Seus mandamentos para que tudo lhes corresse bem na vida. É importante para nosso bem-estar que demos ouvidos a essas advertências. Eclesiastes diz que é melhor ser um jovem pobre que é capaz de receber admoestações, do que um rei idoso que é incapaz de fazê-lo (Ec 4:13).


Ao estudar a lição desta semana, desafio você a examinar sua vida e, com coração aberto, tomar nota das áreas nas quais Deus pode estar admoestando você a mudar.


Mãos à Bíblia
1. Por que foi feito o censo? Por que isso seria importante? 


Nm 26:52-56  -  Disse o SENHOR a Moisés: A estes se repartirá a terra em herança, segundo o censo. À tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança. Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão. Segundo a sorte, repartir-se-á a herança deles entre as tribos maiores e menores


A terra conquistada precisava ser dividida de maneira justa. Caso contrário, essa poderia se tornar uma fonte de lutas e confusão. Como afirma o texto, as tribos que possuíam muitos membros recebiam mais terra; aquelas com menos, recebiam menos. O que pode ser mais justo que isso?


2. Que princípios importantes vemos manifestos na distribuição da terra às filhas de Zelofeade? 


Nm 27:1-11  -  Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. Disse o SENHOR a Moisés: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha. E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele. Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.


A ideia era manter a propriedade tão próxima quanto possível dentro da família. A terra, afinal, era uma “herança” e, então, pertencia à família.


Joe Underhill Berrien Springs, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário