Reencontro - saudades de você - oficial

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Muito melhor da primeira vez






Os capítulos 26 a 32 de Números tratam de eventos anteriores à conquista de Canaã pelos israelitas. As últimas pessoas da geração anterior haviam morrido (Nm 26), e a segunda geração está se preparando para entrar na terra prometida.


Estão cientes de sua história e dos problemas causados por seus pais. As filhas de Zelofeade estão cientes de que seu pai havia pecado (Nm 27:3), mas desejavam garantir que ele não receberia uma punição ainda maior pela falta de filhos do sexo masculino.
Deus dá apoio às mulheres e ordena que lhes seja dada a herança de seu pai. Temos aqui um exemplo da justiça de Deus misturada com a misericórdia.


Embora a geração mais velha estivesse condenada a morrer no deserto, Deus poupou seus filhos e cumpriu Suas promessas para a nação como um todo. Para abençoá-los, Deus precisa ter a lealdade deles. Ele usa várias ofertas, leis, sacrifícios e votos (Nm 26-30) para lembrá-los de suas obrigações rituais para com Ele. Era necessário que os israelitas entendessem o princípio da morte substitutiva para o perdão dos pecados, e esses lembretes os ajudavam a ver que é Deus quem os salva de seus pecados.


Os capítulos 31 e 32 detalham os últimos atos militares dos israelitas, bem como o compromisso assumido pelos rubenitas e pela meia tribo de Manassés de que se unirão a seus compatriotas na conquista da Terra Prometida. 


Essa segunda geração se provou mais fiel do que seus pais, e a promessa está para ser cumprida. Muitas vezes é fácil julgar aqueles que vieram antes de nós, mas devemos evitar fazê-lo. Contudo, precisamos aprender com seus erros.


O que você está fazendo que é contrário à vontade de Deus? 
Você ainda espera que Ele o abençoe mesmo assim? 
E se Ele perdoar você, ainda haverá consequências por seus atos, apesar da graça de Deus? 


A maior lição que podemos aprender da saga dos israelitas no deserto é que é muito melhor obedecer a Deus da primeira vez. Contudo, há conforto em saber que, quando nos metemos em problemas, Deus pode endireitar as coisas, embora o caminho de volta possa ser mais longo e mais doloroso.


Mãos à Bíblia
3. Leia Números 27:12-23  - Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte Abarim e vê a terra que dei aos filhos de Israel. E, tendo-a visto, serás recolhido também ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão; porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos. São estas as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim. Então, disse Moisés ao SENHOR: O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação. Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.  


O Senhor fala sobre a terra que Ele “dera” (no passado) aos filhos de Israel, embora eles ainda não estivessem lá. O que isso nos diz sobre as promessas de Deus?


4. Depois que o Senhor disse novamente a Moisés que ele não podia penetrar naquela terra por causa de seu pecado, como Moisés respondeu? Isto é, qual foi a principal preocupação de Moisés? O que isso nos diz sobre o tipo de homem que ele era?


5. Por que era tão importante que Josué recebesse seu cargo diante de toda a congregação?


Moisés logo morreria; seu trabalho estava feito. O encargo agora foi dado a Josué, designado sucessor de Moisés. O interessante é que o sucessor não foi um dos filhos de Moisés, mas, em vez disso, alguém que havia provado seu próprio valor. Foi Deus, e não Moisés nem a congregação, que escolheu Josué.


J. Amanda McGuire Berrien Springs, EUA





Nenhum comentário:

Postar um comentário