Reencontro - saudades de você - oficial

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Como ser um cristão em meio à apostasia







Após uma viagem difícil de travessia por trechos desérticos, os filhos de Israel finalmente chegaram às fronteiras da Terra Prometida. Muito pouco era deixado por conta da imaginação agora. A visão das planícies ondulantes e o cativante aroma de uma multidão de espécies vegetais devia tê-los inspirado a reivindicar a terra prometida por Deus. Infelizmente, eles se permitiram ser apanhados pelo diabo, que está sempre conspirando e planejando.


Assim como fez com os israelitas, Satanás nos tentará a resmungar, reclamar e duvidar da bondade de Deus. Quando tudo o que Ele preparou para nós está ao alcance da vista, enquanto estamos nas fronteiras da Canaã celestial, também estamos correndo o risco de perder tudo.


Para termos certeza de que estaremos entre aqueles que chegarão em segurança à Canaã celestial, cada um de nós precisa, através da oração, conservar as defesas contra o diabo, vestindo toda a armadura da fé. Por causa da maneira sutil como o diabo tece sua teia do mal, é essencial que permaneçamos alerta. Os três passos seguintes nos ajudarão a fazer isso.


Evite ficar ocioso. 


Há ocasiões em que deixamos as coisas piedosas e nossa mente fica ociosa. Isso poderia ser resultado das várias atrações que o mundo lança sobre nós. Nossos sentidos ficam insensíveis em relação às coisas celestiais. Em Filipenses 4:8 - (Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento) Paulo nos encoraja a conservar a mente naquilo que é virtuoso.


Evite o mal. 


O pecado nos rodeia todos os dias. Contudo, não podemos usar isso como desculpa para ser subjugados por ele. Em João 17:15 - (Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal), Jesus orou para que fôssemos guardados do mal enquanto estamos neste mundo.


Tome medidas contra o pecado. 


Por mais que tentemos permanecer longe do pecado, ele pode e irá se manifestar entre nós. Já que é assim, precisamos, como indivíduos e como igreja, fazer algo quanto a isso. Em João 8, Cristo deu exemplos de como podemos, de maneira gentil, mas firme, lidar com o pecado.


João 8 -  Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 
.... Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Ditas estas coisas, muitos creram nele. Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 


.... Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 
... Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. 
.... Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente. 
... Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. 


Pecado não é meramente fazer algo errado. Os motivos e desejos que fazem com que pequemos também são maus. Cristo Se oferece para purificar-nos desses maus motivos e desejos. Davi fez uma oração, que se encontra no Salmo 51, pedindo que Deus o recriasse.


Mãos à Bíblia
“Depois da terrível devastação em Sitim, o Senhor não havia acabado Seu trato com os midianitas, aqueles que – mediante engano – haviam provocado tanto sofrimento a Seu povo. Justiça precisava ser feita. Esse ramo em particular dos midianitas se havia entregue à idolatria e todos os males que daí provinham. Como os amorreus, esse clã de Midiã havia “enchido a taça de sua iniquidade” (Ellen G. White, Review and Herald, 2 de maio de 1893.) E o Senhor decretou sua destruição.


6. Leia a história da destruição dos midianitas. Nesse relato, quais são algumas das coisas difíceis de entendermos hoje? Nm 31


7. Qual era a lei a respeito das mulheres tomadas em cativeiro? 


Dt 21:10-14  -  Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos, e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher, então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas, e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher. E, se não te agradares dela, deixá-la-ás ir à sua própria vontade; porém, de nenhuma sorte, a venderás por dinheiro, nem a tratarás mal, pois a tens humilhado. 


Sincengani Mabhena Ncube Pretória, África do Sul








Nenhum comentário:

Postar um comentário