Reencontro - saudades de você - oficial

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Com ou sem você, Deus vai vencer




Precisamos segurar a imutável mão de Deus. Ele está procurando pessoas fiéis para dar testemunho de Sua bondade, assim como Jó, que permaneceu fiel apesar de grande dificuldade. É vital que exemplifiquemos o caráter de Cristo, para que possamos ser uma luz para outros.

As promessas de Deus são verdadeiras, e Sua palavra permanecerá para sempre. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Como Seu povo, precisamos buscar Sua face para compreender Sua vontade. Alguns cristãos não veem Deus atuando em sua vida porque não são obedientes a Sua vontade.

Israel devia ter aprendido com a experiência, porque haviam visto Deus atuar vez após vez. Experimentaram em primeira mão Seu poder de prover alimento, água e vitória sobre os inimigos. Contudo, em vez de confiarem, eles reclamavam. É tão irônico como as pessoas nascidas após o Êxodo reclamavam que desejavam voltar ao Egito, quando nem ao mesmo o conheciam. Só tinham ouvido falar dele através das reclamações de seus pais.

Muitas vezes tendemos a perder de vista as promessas de Deus. Precisamos permanecer fiéis e pacientes, porque a prova de nossa fé produz paciência.

Falamos sobre como as pessoas estão sempre em movimento. Mas, como povo de Deus, precisamos saber para onde estamos indo e como chegar lá. E o mais importante, o que fazemos no caminho para lá? A Bíblia nos deu claras diretivas sobre essas perguntas. Como povo de Deus, precisamos estar prontos a nos colocar em movimento quando Deus nos orientar a fazê-lo. Abraão se colocou em movimento quando Deus lhe disse que saísse da terra de Ur. Ele não questionou a Deus. Precisamos seguir o exemplo de Abraão e nos lembrar de que Deus sabe o que está fazendo. Quando Ele nos pede que façamos algo, também nos dá o poder para fazê-lo. O livro de Números serve como lembrete para que confiemos em Deus, para que deixemos que Ele nos guie onde quer que nos peça para ir.

Nesta semana, estudamos sobre as cidades de refúgio. Devemos encontrar refúgio, descanso, nos braços de Cristo, para que não cometamos os mesmos erros que os hebreus cometeram enquanto viajavam para Canaã. Concentre-se nEle, como um de Seus filhos redimidos, a fim de que você possa desfrutar a vida eterna na Nova Terra.

Mãos à obra
  1. Num mapa atrás de sua Bíblia, ou num atlas bíblico, identifique as cidades de refúgio (Js 20:7, 8). Após identificar os locais, registre quão distantes elas estavam uma da outra; a distância que alguém precisaria viajar para estar a salvo; quanto tempo em média levaria para alguém chegar a uma das cidades de refúgio a pé.
  2. Você é o presidente da comissão que recebe os que fogem para sua cidade de refúgio. O que você tem para oferecer-lhes, e o que eles podem esperar? Quem provê esses recursos? Como você cuida não só das necessidades físicas deles, mas também de suas necessidades emocionais e espirituais?
  3. Escreva um salmo de louvor pelos lugares de refúgio que Deus providenciou em sua vida. Lembre-se de admitir seus erros, recordar as dificuldades que enfrentou, e louvar a Deus pelas pessoas e lugares que fazem você se sentir seguro.

Marcia Na’ Tricia Smith | Nassau, Bahamas


Nenhum comentário:

Postar um comentário